Parque São Lourenço


O Parque São Lourenço foi Inaugurado em 1972, com 204 mil m² de área. Sua criação ocorreu após uma enchente do rio Belém, em 1970, que provocou o rompimento da represa de São Lourenço, paralisando um curtume e a fabrica de cola, que funcionavam no local. O Parque surgiu com as abras de contenção de cheias e de recuperação da área.

Nas instalações da antiga fábrica funciona hoje o Centro de Criatividade de Curitiba. O Parque conta ainda com pista para carrinhos de rolimã, churrasqueiras, cancha de vôlei, ciclovia, parque infantil e muita área verde.

O Centro de Criatividade de Curitiba

Esse espaço dedicado à criação e à educação artística funciona nas instalações adaptadas da antiga fábrica de cola É administrado pela Fundação Cultural de Curitiba.

O local, com cerca de 2.500 m², inclui uma biblioteca, espaço para exposições, auditório e sala de projeção. As máquinas e caldeiras da antiga fábrica foram mantidas no local e transformadas em esculturas e elementos decorativos.

Em maio de 1994 o centro implantou o Liceu de Artes, para preservar antigas técnicas e treinar aprendizes, visando a sua colocação no mercado de trabalho.

Casa Erbo Stenzel

Doada pela família Stenzel à Prefeitura de Curitiba e relocada do bairro de São Francisco para o Parque São Lourenço em 1997. A Casa tem uma exposição permanente de trabalhos e desenhos do artista Erbo Stenzel. Ele é o autor, por exemplo, do Homem Nu e de parte do mural da praça 19 de Dezembro, no Centro de Curitiba.

Casa Erbo Stenzel, no Parque São Lourenço.

Fica na rua Mateus Leme, esquina com Rua Nilo Brandão - bairro de São Lourenço. Tel: 3313 7190. Visitas: diariamente, das 8h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...