Shopping Mueller


Inovação foi uma palavra presente na história do Shopping Mueller desde seus primeiros dias. Não apenas por ser o primeiro shopping center de Curitiba, mas até mesmo por sua localização. Enquanto a história dos demais shoppings que surgiram desde a década de 1960 mostra uma tendência à época de implantar complexos comerciais afastados dos centros urbanos, o Shopping Mueller foi instalado no coração da cidade.
Antes de se tornar o primeiro e mais tradicional shopping center da capital paranaense, o antigo edifício abrigou por quase um século o complexo fabril criado por um imigrante de origem germânica. Há 130 anos, na antiga Estrada do Assungui – hoje Rua Mateus Leme –, o ferreiro suíço Gotlieb Mueller instalou uma pequena oficina para dar assistência aos carroções que trafegavam em direção aos portos do Paraná, carregados de erva-mate para exportação. Em 1883, ampliou os negócios com a instalação de uma serralheria, em que eram produzidos maquinários pesados para empresas de transporte ferroviário.

Aos poucos, outros barracões surgiram, formando um complexo fabril na cidade de 30 mil habitantes. O genro e os filhos mais velhos de Gotlieb juntaram-se à atividade e formaram a Mueller e Filhos. Com a morte do fundador, em 1902, a família administrou a empresa por mais sete anos, quando outros acionistas ingressaram, dando origem à Mueller Irmãos & Cia e ao nome fantasia Fábrica Industrial Marumbi – fábrica de máquinas, pregos e fundição, que vigorou até a década de 1980. Antes de ser adquirida por um grupo nacional, as instalações foram transferidas para a Cid ade Industrial de Curitiba, criada em 1973.

A fábrica foi, mas o prédio manteve-se erguido, ainda sem destinação certa. Foi quando, em 1978, os empresários Milton Gurtensten e Salomão Soifer visualizaram o potencial do edifício para abrigar um shopping center – ousadia até então inédita em Curitiba. Com a confirmação dos estudos de viabilidade, a compra do prédio foi concretizada e, em 1981 foram iniciadas as obras para uma verdadeira reciclagem do edifício antigo, mas com a manutenção das características originais.

As obras duraram dois anos e chegava a hora de escolher um nome para o primeiro shopping center de Curitiba. E até mesmo aí a tradição falou mais alto. Milton Gurtensten e Salomão Soifer solicitaram a um taxista que os conduzisse à Irmãos Mueller, sem citar o endereço. Sem hesitar, o motorista chegou ao destino correto – e selou o nome do novo empreendimento ao demonstrar a força da relação entre o local e o nome da família que, por tantos anos, ajudou a construir a história da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...