Teatro Guaíra


O Teatro Guaíra é um dos maiores complexos ar tístico-culturais da América La tina. Surgiu na década de 50, época em que Curitiba via nascer uma evolução cultural sem precedentes, com o governo de Bento Munhoz da Rocha Netto . Grandes projetos foram idealizados nessa mesma época, como a Biblioteca Pública do Paraná e o Centro Cívico.

Bento Munhoz era um visionário e previa a realização de grandes óperas no palco daquele que se tornaria um dos mais impor tantes teatros do país. Em 1951, é criado o CEOC - Comissão Especial de Obras do Centenário (da emancipação Política do Paraná), cuja primeira tarefa foi o concurso para o projeto do novo Teatro Guaíra. O vencedor do concurso foi o arquiteto Rubens Meister e a construção do proje to se deu por etapas, tendo seu início oficial em 1952.

A primeira sala do complexo que viria a ocupar todo um quarteirão central da cidade foi concluída em dois anos: o Auditório Salvador de Ferrante, conhecido também como Guairinha, foi inaugurado em 19 de dezembro de 1954, com a presença do Presiden te da República Café Filho e homenageava o criador da Sociedade Teatral Renascença. O espetáculo inaugural que abre a temporada do teatro em fevereiro de 1955, foi Os Inocentes , de Henry James, com a Companhia de Dulcina e Odilon¹.

Em 1955, Alceu Stange Monteiro toma posse como primeiro diretor superintendente do Teatro Guaíra .

Com a inauguração do teatro surgiu a necessidade de um grupo que o mantivesse em atividade constante, e em 1956, Ary Fontoura e Glauco Flores de Sá Brito , sob a superintendência de Fábio Laynes, fundaram o Teatro Experimental Guaíra, que montou espetáculos como A Volta do Filho Pródigo , de Dalton Trevisan, Sinhá Moça Chorou , de Ernani Fornari e Chapetuba Futebol Clube , de Oduvaldo Viana Filho.

Em 1999, o Centro Cultural Teatro Guaíra ganha uma nova companhia: a Guaíra 2 Cia. de Dança, com direção de Carla Reinecke.

Atualmente o CCTG mantém quatro corpos estáveis: a Escola de Dança Teatro Guaíra, o Balé Teatro Guaíra, a Orquestra Sinfônica do Paraná e a G2 Cia. de Dança.

Além das atividades de seus corpos estáveis, o CCTG realiza o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, as produções do Teatro de Comédia do Paraná, a Mostra Cultural de integração dos povos latino-americanos, Semana da Cultura Negra, Teatro para o Povo e Teatro para o Servidor, entre outras atividades, além de ser o responsável pelo prêmio oficial do estado: o Troféu Gralha Azul.


É também em 1956 que surge, sob direção de Tereza Padron, o Curso de Danças Clássicas do Teatro Guaíra (atual Escola de Dança Teatro Guaíra).


Em 1963, sob a gestão de Fernando Pessoa, é criado o TCP - Teatro de Comédia do Paraná , sob a direção de Cláudio Corrêa e Castro. A peça que dá início às atividades do TCP é Um Elefante no Caos , de Millôr Fernandes.

Em 1969, é inaugurado o Corpo de Baile do Teatro Guaíra (atual Balé Teatro Guaíra ), com a coreografia Impacto , assinada por Yara de Cunto .

No início da década de 70, o segundo audi tório do Teatro Guaíra estava em fase de construção com inauguração prevista para 1971, mas um incêndio em 25 de abril de 1970, atrasou a obra por mais qua tro anos .

Em 12 de dezembro de 1974, no governo de Emílio Hoffmann Gomes, o segundo auditório é inaugurado, homenageando o seu idealizador, Bento Munhoz da Rocha Netto . O auditório, também conhecido como Guairão, é inaugurado em noite de gala com a montagem de Paraná, Terra de Todas as Gentes , de Adherbal Fontes Jr. E Paulo Vítola, com direção de Maurício Távora . A inauguração contou com a presença do Presidente Ernesto Geisel , sua esposa e sua filha.

Em 28 de agos to de 1975, no governo de Jayme Canet Junior, o miniauditório é inaugurado, homenageando o teatrólogo Glauco Flores de Sá Brito . O espaço total dos auditórios passa a ser de 16.900 metros quadrados, comple tando o projeto do complexo cultural, que a partir de então passava a se chamar Fundação Teatro Guaíra.

Em 1985 é fundada a Orquest ra Sinfônica do Paraná , com o Maes tro Alceo Bocchino à frente de sua regência e direção artística.

Na década de 90, o complexo deixa de ser Fundação e passa a se chamar Centro Cultural Teatro Guaíra. Em 27 de junho de 1998, é inaugurado o Teatro José Maria Santos (Teatro da Classe), único auditório localizado fora do complexo na Praça Santos Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...