Gosma Metálica


Gosma Metálica é uma banda brasileira de pop-rock que tem como característica letras non-sense,inspiradas no cotidiano das grandes cidades, em casos pessoais, e muitas vezes no surrealismo,ufanismo e utopia. Destacam-se ao fazer uso da relação que há entre pessoas fracassadas e o sucesso inatingível.Suas apresentações públicas sempre surpreendem o público gerando certa dose de polêmica por onde passam.

História

Em 1997, Guitardo e Gabriel se conhecem no colégio Martinus. Após uma tarde finalizando um exaustivo trabalho escolar, Gabriel lhe mostra um teclado que ganhara recentemente dos avós e que ainda estava aprendendo a tocar. Coincidentemente era o mesmo ano em que Guitardo havia começado a tocar sua guitarra após trocar um velho MSX por uma guitarra igualmente velha. Decidem então formar uma 'dupla', mas depois acabariam se consgrando nas noites curitibanas como um 'grupo' de pop-rock. Juntos, acabam batizando esse projeto de 'Gosma Metálica', nome inspirado na banda de rock noventista 'Baba Cósmica'.

Inicialmente,Guitardo não tocava nada no grupo encarregando-se apenas dos vocais. Gabriel tão pouco sabia tocar teclado direito, mas decidiram, entre uns goles e outros que dividiriam as letras escritas até mesmo por colegas mais próximas com improvisos que lhes viessem à cabeça na hora.

A Gosma Metálica, durante todos esses anos não passou por um processo de mudança de formação, no entanto, a dupla parou várias vezes o projeto, tendo lançados dois discos na segunda fase. Na linha cronólogica do tempo, o grupo se divide em 3 fases, a primeira que compreende os anos de 1997 e 1998, a segunda, de onde saíram os trabalhos Melhor Música Sobre Nada e Débeis Mentais, e a fase atual.

As gravações eram registradas em fita K7. A partir da segunda fase, que é onde Guitardo assume as guitarras, as gravações, mesmo amadoras, passaram a ser gravadas com camadas de overdub. A guitarra era o último instrumento a ser gravado.

A primeira fase destaca-se principalmente pelo dadaísmo e atonalismo de suas músicas onde melodia e arranjo não combinam, causando uma sensação de estranheza nos ouvintes. Nessa fase, Guitardo ainda não empunhava sua guitarra nas canções da Gosma Metálica com exceção da música Energia Elétrica que foge do padrão atonal das outras canções.

A segunda fase (2002/2003) destaca-se pelo formato tradicional das canções, cada uma com uma tonalidade e pela entrada da guitarra nas músicas, mas as letras continuam a falar de pessoas fracassadas, com certa dose de ironia, e também, de uma liberdade incrível para explorar os palavrões e idéias obscuras, apologia ao álcool e às drogas ilícitas, além de pornografia e da relação profunda do nada com coisa nenhuma.

Depois disso, Guitardo perde o contato com Gabriel,pois este mudara-se para São Paulo e não deixou nem mesmo um e-mail com o qual o amigo pudesse se comunicar. Mas acreditando na força do projeto,Guitardo leva em frente suas idéias anarquistas e non-senses, mas agora com ausência do atonalismo e em busca de novos fãs que andam perdidos pela internet em busca desse som novo. Ainda continua se apresentando em Curitiba, mas com acompanhamentos de poderosas ferramentas técnologicas que substituem o amigo tecladista em gravações e apresentações ao vivo.

Processo de Gravação

No fim dos anos 90, todo material da Gosma Metálica era gravado em fitas k7.Como, nessa primeira fase, Guitardo não atuava como guitarrista, não havia a técnica de overdub caseiro com 2 tapes. Ainda assim, não tinha se popularizado no país o uso recorrente que se faz hoje de gravar mp3 para cds para serem tocados em qualquer player, fosse do carro ou no próprio aparelho de som que se tivesse em casa. Dessa forma durante muito tempo o material da primeira fase da banda esteve disponível somente no formato K7. Um material precioso se perdeu, pois estava gravada numa fita. Ao emprestar a mesma para um colega, a fita nunca foi devolvida e clássicos como Tudo que eu queria se perderam pra sempre. Uma pena. Uma verdadeira relíquia que muito provavelmente há tempos já foi destruída.

Já na segunda fase, 2002/2003, as gravações continham overdub. Primeiro gravavam teclado e voz numa trilha única, já que a gravação era caseira e nunca fôra feita em estúdio profissionalmente, sempre com um nível baíxissimo de qualidade, e depois Guitardo gravava a guitarra, copiando em uma segunda fita a base e a voz já gravadas numa fita anterior. Procuravam sempre usar as melhores marcas para que o resultado fosse menos tosco e ganhasse em qualidade, da forma que isso fosse possível. Porém alguns anos depois, o material de MELHOR MÚSICA SOBRE NADA(2002) e DÉBEIS MENTAIS(2003) foi convertido digitalmente para cd, e assim originaram-se os dois discos (álbuns) da banda, contendo, eles, respectivamente as seguintes faixas:

GOSMA METÁLICA - MELHOR MÚSICA SOBRE NADA (2002)

01 - ROCK DO BABACA
02 - EU (NÃO) VI UMA LUZ
03 - DOLOROSA METÁLICA
04 - BLUES DA TREPADA
05 - MELÔ DO VAGAL
06 - MORTE FÁCIL
07 - MUNDO ENCANTADO DA BEBIDA
08 - PEGANDO PESADO
09 - MELHOR MÚSICA SOBRE NADA

GOSMA METÁLICA - DÉBEIS MENTAIS (2003)

01 - DÉBEIS MENTAIS
02 - ALARME DO AMOR
03 - PASSA A BOLA
04 - A LENDA DA SERPENTE
05 - FUNK TRITÔNICO
06 - ORGASMO COLETIVO
07 - O VALE DA MORTE

Discografia

2002 - Melhor Música Sobre Nada
2003 - Débeis Mentais

Integrantes atuais

Guitardo - vocal, guitarra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...