Seminário


A denominação do bairro tem sua origem no fato de ali estar localizado o primeiro Seminário da Igreja Católica da Diocese do Paraná. O Seminário era também uma escola de estudos para alunos internos e externos. A pedra fundamental foi lançada em 1896 pelo Bispo Dom José de Camargo Barros, a inauguração no ano de 1901. Em 1938 o Seminário foi adquirido pela Congregação dos Irmãos Maristas, tomando o nome atual de Colégio Paranaense.

No Seminário estão instalados os colégios estaduais Arthur Ribeiro de Macedo, Nilson Baptista Ribas, Rio Branco e Dom Pedro II. No antigo seminário, ao lado do Colégio Paranaense, funcionaram as Faculdades Positivo, que deram origem à Unicenp.

A ocupação da região está intimamente ligada ao Caminho do Mato Grosso, o qual era o acesso aos Campos Gerais e ao Norte do Estado. Em função disso, ao longo da estrada, instalaram-se muitos armazéns que serviam de entrepostos para os viajantes e colonos, nos quais encontravam desde alimentos, ferramentas para a lavoura até equipamentos para as carroças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...